Olá, tudo bem? Esta é nossa seleção das principais notícias para esta tarde, com avaliação de risco ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto o País se prepara para enfrentar a "bomba tarifária" de 50% sobre suas exportações aos Estados Unidos. Os desdobramentos seguem imprevisíveis, mas começarão a contar apenas a partir de 6 agosto.
🔻Sem jeito
O presidente americano Donald Trump assinou ordem executiva impondo tarifa de 50% ao Brasil, alegando que o governo brasileiro representa "ameaça incomum e extraordinária" à segurança, política externa e economia dos EUA, conforme agências. Ele prometeu aumentar mais as taxas se o Palácio do Planalto decidir revidar.
🟡 Menos mal
A ordem executiva excluiu itens como suco de laranja, celulose, petróleo e produtos da aviação. Apesar das exceções, serão atingidos carnes, café e frutas. Estão isentos também minerais, fertilizantes, metais básicos, papel, alguns químicos e bens ligados à aviação, como aeronaves da Embraer. Ao todo, cerca de 700 itens foram poupados.
A ordem executiva excluiu itens como suco de laranja, celulose, petróleo e produtos da aviação. Apesar das exceções, serão atingidos carnes, café e frutas. Estão isentos também minerais, fertilizantes, metais básicos, papel, alguns químicos e bens ligados à aviação, como aeronaves da Embraer. Ao todo, cerca de 700 itens foram poupados.
🟡 Fazer as contas
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, avaliou as exceções como um sinal positivo, mas alertou que elas não minimizam o impacto sobre a economia brasileira. “É preciso analisar os efeitos de forma mais ampla”, destacou.
🟡 Organizar a reação
O presidente Lula convocou uma reunião com ministros após a formalização do tarifaço, afirmando que agora vai "defender outra soberania: a soberania do povo brasileiro". Leia a entrevista dele ao New York Times, publicada mais cedo.
🔻 Apertando o cerco
Os EUA aplicaram a Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e não descartam estender as medidas a outras autoridades do Executivo e Legislativo. As sanções incluem bloqueio de bens e veto de entrada no país. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse que a sanção a Moraes tem repúdio total do governo.
🟡 Armação ilimitada
O deputado Eduardo Bolsonaro celebrou a sanção a Moraes como “marco histórico” e conclamou o Congresso a aprovar uma "anistia ampla, geral e irrestrita". O Tesouro dos EUA acusou Moraes de “atuação arbitrária contra a liberdade de expressão” e perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
🔻 Pode piorar
Sanções a países que mantêm comércio com a Rússia podem atingir o Brasil em até 90 dias, alertaram senadores que viajaram ao EUA para reverter o tarifaço. A Índia já foi tarifada em 25%. Republicanos chegaram a ameaçar o Brasil com tarifa de 100%. Parlamentares americanos aliados apoiam o Brasil, mas pedem veto ao petróleo russo.
🔻Impacto federativo
Os estados perderão mais de R$19 bilhões no PIB com a tarifa de 50%, segundo a Confederação Nacional da Indústria. Ceará, Espírito Santo e Paraíba devem ser os mais afetados proporcionalmente. São Paulo concentrará o maior prejuízo absoluto.
🟡 Sufoco
Exportadora madeireira deu férias coletivas a 500 funcionários. O setor cafeeiro perdeu 453 mil sacas em junho por gargalo logístico. A tarifa travou ainda o novo polo de suco de laranja no Nordeste.
🟡 Rentismo vs. crescimento
Os juros devem ser mantidos em 15% no Brasil e ficar entre 4,25% e 4,5% nos EUA, um cenário que favorece o real e alivia a inflação, avaliam economistas. As decisões são para esta quarta-feira no Comitê de Política Monetária (Copom) e Federal Reserve, o banco central americano.
🔺 Linha de tiro
A PF investiga pecuarista que doou R$500 mil à campanha de Tarcísio de Freitas (SP) por possível lavagem de dinheiro ligada ao PCC.
🟡 Sem impedimentos
Mesmo com cidadania italiana, a deputada Carla Zambelli pode ser extraditada, já que a Constituição da Itália só impede a medida para crimes políticos. Especialistas consideram difícil essa alegação prosperar. A Câmara dos Deputados não oferecerá blindagem institucional à prisão de Zambelli, segundo aliados do presidente da Casa, Hugo Motta.
🔺 Palestina livre
Brasil anunciou sanções contra Israel por genocídio em Gaza, afirmou o chanceler Mauro Vieira nas Nações Unidas. As medidas incluem fim das exportações militares, bloqueio a produtos de assentamentos e apoio à denúncia da África do Sul na Corte Internacional de Justiça.
🙌🏻 Bom final de quarta-feira!
🙌🏻 Bom final de quarta-feira!