Olá, esta é nossa seleção com as principais notícias que impactam a política e a economia, na esteira do progresso das relações entre Brasília e Washington, e do aniversário de 80 anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não se perca na conjuntura.
Abaixo, a legenda para avaliação de risco político:
⬆️ Positivo para o governo Lula
⬇️ Negativo para o governo Lula
🟠 Neutro/Atenção
(Ricardo Stuckert/PR)
⬆️ "O pai está on" e fez 80
Com 80 anos completos, o presidente Lula supera desafios políticos, econômicos e geopolíticos contemporâneos e mostra muito vigor, segundo o próprio presidente americano, Donald Trump, que o felicitou pelo aniversário ontem. Além de líder operário que garantiu bases fundamentais para a redemocratização, foi o deputado federal mais votado da Constituinte, fundador do partido (PT) que assegurou o cerne dos direitos sociais, realizou os governos que mais realizaram direitos inscritos na Carta Magna e foi levado ao poder pela terceira vez, em uma das maiores reviravoltas do mundo em biografias políticas, depois de liderar uma frente ampla democrática. O presidente também pode ser visto como um exemplo contra o etarismo e da capacidade plena das pessoas idosas.
⬆️ Lula-Trump, Ibovespa e dólar
O Ibovespa subiu 0,55% nesta segunda-feira (27) e fechou aos 146.969 pontos, novo recorde histórico. Pela manhã, chegou a 147.977 pontos, maior valor intradiário da série. O dólar caiu 0,42%, cotado a R$ 5,3697. O otimismo refletiu o encontro entre os presidentes brasileiro, Lula, e americano, Trump, na Malásia, e a expectativa de trégua comercial entre Estados Unidos e China. O cenário também foi impactado pela vitória do partido de Javier Milei nas eleições legislativas argentinas. Investidores voltaram a demonstrar otimismo com cortes na taxa Selic a partir do início de 2026.
⬆️ Negociações Brasil-EUA avançam
Delegações do Brasil e dos EUA se reuniram em Kuala Lumpur, na manhã de segunda-feira (27), para discutir tarifas americanas. Na próxima semana, as tratativas serão retomadas. Segundo fontes da CNN Brasil, Trump teria trocado o ex-presidente Jair Bolsonaro por Lula, por rejeitar vínculos com “perdedores”. O presidente americano concluiu que Bolsonaro perdeu a disputa pela anistia, enquanto Lula está politicamente fortalecido e bem posicionado para buscar a reeleição.
⬆️ Emendas nas mídias
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal realize, entre dezembro de 2025 e março de 2026, uma campanha sobre transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares. O conteúdo deverá informar canais de acesso e formas de acompanhamento dos recursos públicos. As peças serão exibidas em emissoras comerciais e públicas, além da TV Senado, TV Câmara e TV Justiça.
🟠Bolsonaro tenta reduzir penas
Bolsonaro recorreu ao STF pedindo revisão da condenação pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A defesa alega cerceamento de defesa, uso de delação “viciada” de Mauro Cid e erro na aplicação das penas. Também requer redução da pena de 27 anos e o reconhecimento de que os crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito tratam do mesmo fato.
🟠Tarcísio e 2026
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, informou a líderes do Centrão que só definirá, em fevereiro de 2026, se será candidato à Presidência da República.