Pular para o conteúdo principal

Resumo Semanal

O Brasil vive um momento de tensões internas e externas que colocam à prova a sua soberania, a capacidade de gestão econômica e a estabilidade institucional. Confira o resumo político-econômico da semana: 

(Ricardo Stuckert)

FRENTE ECONÔMICA

🏴‍☠️ A sobretaxa americana, que adicionou 40% aos 10% anunciados desde abril, coloca o Brasil como o segundo país mais afetado pelas medidas protecionistas, atrás apenas da China, a principal rival geopolítica dos americanos. Carnes, café e frutas estão entre os setores atingidos, enquanto itens estratégicos como celulose, petróleo, aviões da Embraer e suco de laranja foram poupados. 

😏 A exclusão de cerca de 700 produtos e o adiamento da entrada em vigor para 6 de agosto foram interpretados como vitórias políticas da diplomacia brasileira, que intensificou interlocuções com empresários e autoridades americanas, apesar dos canais diplomáticos fechados por determinação de Trump.

💰 Apesar das exceções, o impacto é relevante. Estados do Sul, com apenas 12% das exportações isentas, são os mais prejudicados, enquanto o Sudeste, como o Rio de Janeiro, mantém até 66% das vendas sem sobretaxa. O estado do Pará se preocupa com o impacto sobre a exportação de açaí, o que ameaça cerca de 300 mil empregos. A Confederação Nacional da Indústria estima perdas de R$19 bilhões no PIB estadual, com São Paulo liderando em valores absolutos. 

📦 O governo se prepara para anunciar um pacote de proteção à indústria e ao agronegócio na próxima semana, respeitando as regras fiscais. O empresariado nacional tem defendido medidas de "auxílio", como empréstimos subsidiados e flexibilização de leis trabalhistas.

💪 Movimentos sociais e entidades estudantis realizaram nesta sexta-feira atos em todo o País contra a tarifa de 50%, além da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$5 mil, redução da jornada de trabalho e taxação dos super ricos — enquanto o presidente Lula pode fazer pronunciamento na TV na noite de domingo.

😋 O Brasil voltou a sair do Mapa da Fome das Nações Unidas e ampliou o pleno emprego.

FRENTE POLÍTICA

🫱🏻‍🫲🏽 O tarifaço do governo Trump provocou reações em cadeia no Palácio do Planalto, no Congresso e no Judiciário, consolidando uma frente institucional em defesa da soberania nacional. 

🎯 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota oficial condenando a interferência externa e reafirmando o compromisso com os direitos humanos, o multilateralismo e a independência dos poderes. Em gesto político, recebeu seis dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para jantar no Palácio da Alvorada, reforçando o apoio à Corte após as sanções americanas ao ministro Alexandre de Moraes. 

⚖️ O STF, por sua vez, manteve os julgamentos previstos para setembro contra réus do 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, também afastaram, por ora, quaisquer movimentos pela anistia  São estudadas ações judiciais contra as sanções — tanto na Justiça dos EUA quanto em cortes internacionais. 

😡 O Departamento de Estado americano mantém tom agressivo, chamando Moraes de “juiz ativista” e não descartando ampliar as sanções a outras autoridades brasileiras, além de cidadãos "comuns", inclusive na Copa do Mundo de futebol masculino em 2026. Entretanto, Trump sugeriu que o presidente Lula ligasse para ele.

👊 Segundo pesquisas encomendadas pelo PL e pelo Palácio do Planalto, Lula cresceu até três pontos percentuais nas intenções de voto, impulsionado pela percepção de que está sendo “injustamente atacado” por Trump. Uma das sondagens aponta que 57% dos brasileiros enxergam o presidente americano como “chantagista”.

💣 A prisão da deputada Carla Zambelli, já condenada pelo STF, foi mantida pela Justiça italiana até 13 de agosto. Especialistas apontam que sua extradição não está descartada, mesmo com a cidadania italiana. Motta disse que a Câmara não oferecerá proteção institucional. 

🫨 Já o governador paulista, Tarcísio de Freitas, não participará de manifestações bolsonaristas previstas para este domingo devido a procedimento médico, no momento em que enfrenta críticas do clã Bolsonaro e pressões do bloco conhecido como Centrão e da Faria Lima.

INTERNACIONAL

😭 O Brasil sancionou Israel por ações em Gaza e aderiu à denúncia de genocídio da África do Sul na Corte Internacional de Justiça. Representantes americanos foram ao Oriente Médio para lidar com a crise humanitária em Gaza, que segue com fome. Os palestinos pediram a volta da ONU em seu território ocupado, em vez dos EUA. 

🪖 Também chamou atenção com a aprovação, em El Salvador, da reeleição indefinida para Nayib Bukele, aliado de Trump e Bolsonaro, aprofundando tendências autoritárias, agora à direita, na América Latina, enquanto o governo brasileiro lançou o programa "Aqui é Brasil", voltado à acolhida de deportados brasileiros dos EUA.

🌳 O Brasil enfrenta pressão de 25 países para alterar ou dividir a sede da COP30, marcada para Belém, devido ao alto custo da hospedagem na capital paraense. 

Em tempo: O 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) acontece de 1º a 3 de agosto, em Brasília, com cerca de mil delegados de todos os estados debatendo a tese guia eleita no PED 2025. No domingo (3), será realizada a posse de Edinho Silva como novo presidente do PT, junto com os demais integrantes do Diretório Nacional, em cerimônia que contará com a presença do presidente Lula, segundo o portal do partido.

🙌🏻 Bom fim de semana!